O seguinte resumo da série de 10 sessões nos dá uma idéia geral do que se pode esperar delas. Essa série foi construída de maneira que cada sessão se apóia na anterior e prepara o corpo para a próxima.
 
Nas 3 primeiras sessões focamos principalmente as camadas superficiais do tecido conjuntivo. As sessões 4 a 7 lidam com as camadas mais profundas do corpo. As 3 restantes visam integrar o corpo, passando da estrutura à função.

Sessões  1 a 3 - Camadas Superficiais

Sessão  1 - Espaço e Respiração

A sessão 1 visa criar mais espaço para todos os blocos do corpo, liberar o pulmão para possibilitar uma respiração mais ampla e soltar a camada superficial em torno dos ombros e do quadril. Isto se consegue organizando os tecidos superficiais da caixa torácica, braços e cinturas escapular e pélvica.
   

Sessão  2 - Pés

Em  seguida vamos criar uma base competente para o corpo e dar mais  alongamento às costas. As estruturas dos pés e das pernas são  diferenciadas e alinhadas para suportar melhor o corpo no campo da  gravidade.

   

Sessão  3 - Laterais

Agora  trabalhamos no aspecto lateral do corpo para separar a frente das costas.  Nesta sessão trabalhamos mais uma vez com as cinturas escapular e pélvica  para dar-lhes maior liberdade e independência.

   

Sessões  4 a 7 - Camadas Profundas

Sessão  4 - Parte Interna das Pernas

Voltamos  às pernas nesta sessão, desta vez trabalhando o lado de dentro (aspecto  medial), do tornozelo até a pelve, incluindo as estruturas do assoalho  pélvico. Nosso objetivo é trazer equilíbrio ao centro do corpo através do  relacionamento dos pés e pernas com a pelve.

   

Sessão  5 - Frente do Torso

Nesta  sessão separamos e equilibramos as camadas superficial e profunda das  estruturas do abdômen, criando alongamento e sustentação por  dentro do torso.

   

Sessão  6 - Quadril e Costas

Nesta  sessão alongamos os músculos profundos do quadril e costas, para  equilibrar as mudanças ocorridas na frente, possibilitando a  respiração pélvica.

   

Sessão  7 - Pescoço e Cabeça

Queremos  aqui criar espaço para os ossos do crânio poderem "respirar" e a cabeça se  conectar com uma pelve que também respira.

   

 Sessões  8 a 10 - Integração e Função

Sessão  8 - Integração da Metade Inferior do Corpo

Para 90%  dos indivíduos, aproximadamente, a sessão 8 foca a metade inferior do  corpo. Por toda a sessão, movimentos dirigidos ajudam a integrar as pernas  à pelve e às estruturas superiores. Os 10% restantes se  beneficiariam mais à esta altura do processo com um trabalho na  metade superior do corpo - o descrito na sessão 9 seria feito  agora, e a integração da metade inferior do corpo na  sessão seguinte.

   

Sessão  9 - Integração da Metade Superior do Corpo

A  sessão da cintura escapular terá como objetivo equilibrar essa cintura e  relacioná-la com o centro do corpo. Como na sessão 8, movimentos dirigidos  serão usados para integrar os braços aos ombros, tórax e  pelve.

   

Sessão  10 - Integração do Corpo Todo

Nesta  sessão vamos equilibrar e relacionar tudo que agora está disponível graças  ao trabalho das sessões anteriores. O maior objetivo da sessão  10 é estabelecer uma horizontalidade funcional em todas as maiores  articulações do corpo, reforçar a integração das cinturas e aumentar a  consciência dos músculos intrínsecos.

Após a última sessão da série básica, mudanças importantes ainda ocorrem no corpo, evidenciando que o tempo é parte essencial do processo de integração. A décima sessão não é o fim do processo - há sempre a necessidade de outras intervenções no momento oportuno.

As ilustrações desta página são de Christopher Carson. Podem ser adquiridas pelo site http://www.effortlessbeing.com/illustrations.html